terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nickelodeon HD pede dispensa das cotas na TV paga=


Nickelodeon HD
A nova lei criada pela Ancine que estipula cotas de programação nacional na TV já começou a causar os primeiros impactos não apenas nas operadoras como também nas programadoras que administram canais. O primeiro caso mencionado foi o do Tooncast, que ameaça sair do Brasil caso não consiga ser dispensado das cotas, algo que até o presente ainda não aconteceu.

Numa lista preliminar divulgada alguns dias atrás pela Ancine, que traz os canais classificados como “Canal de Espaço Qualificado“, ou seja, que vão produzir programação nacional, o Tooncast também está incluso. Se a Turner não conseguir a dispensa, ele será extinto das operadoras. O canal Infinito, também programado pela Turner, pediu pra se livrar das cotas alegando motivos parecidos com o do Tooncast, entre eles de que seu sinal é pan-regional. Se for negado, ele será descontinuado em dezembro.

Outro caso que vem chamando atenção também traz um canal infantil, a Viacom, que administra os canais Nickelodeon, VH1, Comedy Central, etc, pediu dispensa para o Nickelodeon HD. Entre os motivos mencionados estão o fato de que o canal não veicula comerciais, possui proposta educativa, o custo de produções brasileiras e a falta delas para incluir na programação. A Viacom finaliza dizendo que a Nick HD possui uma baixa penetração no mercado brasileiro, ou seja, poucos assinantes tem acesso a ele.

A dispensa neste caso seria temporária, até que fosse possível ajustar o canal a nova lei. Diferente do Tooncast, o caso da Nickelodeon HD poderia ser resolvido de uma forma mais simples: torná-lo simulcast, com a mesma programação da Nickelodeon, mas ao que parece, a Viacom prefere manter o canal com uma grade diferenciada e acabou tomando esta atitude. Se você quiser dar sua opinião sobre o assunto, basta escrever para o seguinte email da Ancine: ouvidoria.responde@ancine.gov.br
A lei das cotas nacionais ainda vai dar muito que falar e os mais pessimistas preveem que outros canais devem fugir do Brasil caso algumas mudanças não sejam feitas. Por enquanto, a primeira modificação foi no prazo de inclusão. Os canais deveriam começar a se ajustar a partir de setembro e agora poderão fazê-lo a partir do dia 1º de novembro.
By: ANMTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente AQUI !!