quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mauricio de Sousa fala sobre o sucesso da Turma da Mônica Jovem


Mauricio
Maurício tem 76 anos e não perde o espírito jovem. O cartunista é o criador da Turma da Mônica e da versão jovem da história. Neste mês, os teens completam quatro anos de sucesso.

O cartunista contou ao R7 que o amadurecimento dos personagens era um pedido dos leitores, que cresceram acompanhando as aventuras da turminha do bairro do Limoeiro.

— Eu sabia desde o planejamento que ia ser sucesso, por que era uma coisa que todo mundo me pedia.
Na versão teen da turma, os personagens têm entre 15 e 16 anos e encaram muitas aventuras baseadas no mundo adolescente.  A intenção é unir ao mundo da fantasia as preocupações e dúvidas dos jovens. Tudo isso com traços inspirados nos mangás japoneses. Mauricio entendeu que esse era o caminho natural para a turma.

— Se eles eram fãs dos mangás e queriam a turma jovem eu pensei: vou fazer a Turma da Mônica Jovem em um mangá caboclo.

Durante o processo de desenvolvimento, Mauricio, que tem mais de 200 mil seguidores no Twitter, fez questão de conversar com o público e absorver as ideias.

— Em alguns momentos, durante a criação da Turma da Mônica Jovem eu cheguei a mudar roteiros e nomes de personagens com as informações que recebia nas redes sociais.

Além do público, a família é uma grande fonte de inspiração para as criações do cartunista.
 
— Eu tenho dez filhos, o mais novo tem 14 anos. É só falar com ele e com os primos que já sei sobre o que eles estão conversando. Além disso, eu tenho netos e vejo como eles estão dominando as tecnologias e a equipe de trabalho também é muito jovem. A verdade é que é eles estão na frente e nós precisamos correr atrás.

Para manter a curiosidade acesa, Mauricio revelou que a estratégia da editora é lançar grandes temas na Turma da Mônica Jovem a cada seis meses. A próxima novidade chegará às bancas em setembro e promete agitar o mundo teen.

Mauricio não quis adiantar o tema da edição, mas o site da publicação conta que um grande casamento vem por aí.

— Você está convidado a assistir ao casamento do século. Não perca! ( Como já postamos antes, será o da Monica e Cebola)

Temas polêmicos

Um velho conhecido dos leitores chegará ao mundo teen ainda este ano. Mauricio adiantou ao R7 que a versão jovem do Chico Bento ganhará seu próprio gibi e as histórias da vida rural ganharão ainda mais aventura.

Outra personagem que pode ganhar sua própria revista é a Tina. O cartunista revelou que estuda criar uma publicação para abordar os temas mais “pesados” como sexo e drogas.

Mauricio deixa claro em suas palavras que é preciso acompanhar as mudanças.

— A Turma da Mônica tem que falar a língua do dia e da hora, senão não estaremos vivendo a realidade. Estaríamos envelhecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente AQUI !!