segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mais um jogo fará a mania da galera: Wii U !

Parece clichê de propaganda de televisão, mas o Wii U é mais do que um simples console. Não é por causa do controle, que é um tablet, e nem por causa de qualquer outro recurso fantástico. O aparelho é a melhor saída que a Nintendo encontrou para manter viva uma das marcas mais importantes da empresa: o Wii.
O videogame de três letras criou, ou pelo menos ajudou a difundir, o que chamamos de público casual. É aquele jogador que não sabe que o herói de "Metroid" é uma mulher ou que Zelda não é um carinha que usa gorro verde. Talvez tenha surgido na sua cabeça aquela imagem de um senhor fazendo fisioterapia por meio do videogame, segurando o Wii Remote enquanto na televisão rola uma disputa de boliche. Saiba tudo sobre o novo console clicando a seguir!

Sim, este simpático homem pode ser um jogador casual. Mas há vários jovens que também curtem os tais games "simples" e "calmos", que não exigem longas horas para serem terminados, mas que também entretém.


Apesar de ser marginalizado, foi este tipo de público que transformou o Wii no console de mesa mais vendido da última década, com mais de 85 milhões de unidades produzidas. Não por acaso, no ranking geral ele só fica atrás do Nintendo DS, que está perto das 150 milhões de unidades.

Isto só aconteceu por causa da forte concorrência dos consoles PlayStation. A Sony, em parte, tirou a Sega da briga do mercado de consoles e obrigou a Nintendo a buscar novos rumos no início dos anos 2000.

Depois dessa aula de história fica claro que a Nintendo não deixaria a marca Wii sumir. E a sacada é inteligente. Como disse o presidente global da empresa, Satoru Iwata, a Nintendo se preocupa em criar produtos que agradem todos os tipos de públicos, mas reconheceu em entrevista que o Wii dividiu os jogadores em duas classes. Agora, eles pretendem derrubar a barreira levantada. Em Wii U, o nome Wii significa We, ou seja, nós em inglês, e representa os jogadores casuais, que costumam se divertir em grupo. Já o U é You, ou seja, você em inglês, e representa o jogador que ignorou o Wii.

O console


Previsto para chegar às lojas em 2012, o aparelho, de acordo com as especificações técnicas publicadas, é o mais moderno da atualidade. É o segundo da oitava geração. O primeiro é o Nintendo 3DS. Lançado em fevereiro deste ano, exibe imagens em terceira dimensão sem a necessidade de óculos especiais.

Com um potente hardware, o Wii U consegue gerar gráficos em alta definição. E este era o ponto fraco do Wii, pois seus concorrentes, o Xbox e PlayStation 3, já reproduziam imagem e som em HD.

O controle


Como pretende manter sigilo sobre o console, a Nintendo destacou em sua conferência da E3 o controle do Wii U. Ainda sem nome, tem o formato de um tablet. No meio há uma tela de cristal líquido de 16 cm de diâmetro.

Dependendo do jogo, muda-se o jeito como o tablet é segurado: na horizontal, vertical e até apoiado em uma base. Neste caso, a função dele é apenas transmitir uma imagem. E aí é preciso usar os controles do Wii.

Em volta dele, há botões que seguem o design dos portáteis da empresa. Tem também sensores de movimento (giroscópio e pedômetro) e uma câmera para videoconferências na parte superior. É a primeira vez que a Nintendo usa o recurso de vídeo em larga escala.

Apesar de a moda dos tablets estar em vigor, o controle do Wii U foi baseado nos recursos de interação do Nintendo DS. O console tem duas telas, e a inferior é sensível ao toque. No caso do Wii U, será possível fazer alterações visuais em jogos, principalmente em roupas de personagens e até trocar um herói por um avatar.

Os jogos


A Nintendo quer de volta o público hardcore. Não é à toa que o line-up dos games previstos para o Wii U é repleto de grandes franquias de jogos HD. A lista é pequena, mas já tem como garantido: "Darksiders 2", "Batman: Arkham City", "Tekken", "Assassin's Creed: Revelations", 'Ghost Recon Online", "DiRT", "Aliens: Colonial Marines", "Metro: Last Light" e "Ninja Gaiden 3: Razer's Edge". No meio deles, há apenas um casual: "Lego City Stories". Resta saber se o jogador hardcore gostará de usar um controle tablet.

Da TV para o controle (e vice-versa)


A Nintendo se orgulha em dizer que seus últimos três consoles mudaram a maneira como se joga videogame. E, decerto, ela está certa. E o mesmo deve ocorrer com o quarto. O Wii U tem uma nova tecnologia de transferência de imagem que elimina o uso da televisão. Se o jogador preferir, pode mandar o sinal enviado da TV para a tela do tablet/controle. A empresa não revelou até que distância do console o tablet suporta receber imagens do console.
O movimento contrário de envio de imagens também é possível. O usuário pode transmitir um vídeo do tablet para a televisão e até ampliá-lo. Basta mirar o controle para um ponto na televisão para que a parte apareça em destaque na tela do tablet. Em alguns games, será preciso usar as duas telas. O sistema da Nintendo é diferente do criado por um dos designer de games mais conhecidos da Konami. Transfaring deHideo Kojima permite que um jogo possa ser jogado em um console de mesa e depois enviado para um portátil. Mas não se deve ficar surpreso se o controle tiver a capacidade de rodar pequenos jogos.

Títulos que vendem consoles


Com o apoio de grandes produtoras, como a EA e a Ubisoft, a Nintendo pode viver uma nova fase. Durante a última década, os games mais vendidos para os consoles da empresa foram feitos pela própria companhia. Este estigma, aliás, não é novo, vem desde os anos 1980. Mas desta vez ela terá títulos populares de produtoras, que vai influenciar no desenvolvimento de games de Mario, Pokémon e outros personagens. Dois títulos da Nintendo estão confirmados para o console: "Smash Bros." e "Pikmin 3".

Retrocompatibilidade


Quem tem um Wii não precisará se preocupar, pois o Wii U aceitará todos os jogos e periféricos do sucessor, incluindo os controles. O número de jogadores será de quatro por partida, o mesmo que já ocorre hoje.

O visual


Apesar de manter a linha clean do Wii, o Wii U tem um design mais arrojado e menos quadrado que o de seu sucessor. Em todas as imagens do aparelho, em nenhuma delas ele está de pé. O Wii pode ficar tanto na posição horizontal quanto na vertical, com o apoio de uma base.

Integração


Ainda não sabemos como será feito, mas os próximos títulos que saírem tanto para Wii U quanto para Nintendo 3DS serão desenvolvidos de modo que haja interação entre os consoles. Essa dobradinha já foi feita entre o GameCube e o GameBoy Advance. Usando um cabo específico, o jogador conectava o portátil no console de mesa, transferia dados e o transformava em um controle.

Feito para um jogador


Ainda é um pouco cedo, e a Nintendo desconversa quando é perguntada, mas é bem provável que o jogador só possa usar um tablet em cada Wii U. Mais provável ainda é que surjam novas versões do Wii Remote e do Nunchuk para o aparelho.

Futuro


A Nintendo quer de volta o mercado de jogos hardcore. Isto é louvável. No entanto, terá que se preocupar com o mercado de games casuais. Ela ainda está na frente, mas os concorrentes mais fortes, Xbox 360 e PlayStation 3, ganharam periféricos para serem usados em títulos esportivos, de dança, de minigames, entre outros. A Nintendo, agora, está revidando o ataque com o Wii U.

Este é o novo console da Nintendo:
Lançamento: 2012
Tamanho: Aproximadamente 1,8 polegadas (4,6 cm) de altura, 6,8 polegadas (17,4 cm) de largura e 10,5 polegadas (26,9 cm) de comprimento.
Novo controle: O novo controle incorpora uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas (15,9 cm) e proporção 16:9, além de botões tradicionais, incluindo dois botões deslizantes analógicos.
O controle recarregável inclui botão Liga/Desliga, botão Home, botão direcional +, botões A/B/X/Y, botões L/R e botões ZL/ZR. Ele inclui acelerômetro e giroscópio integrados, recurso de vibração, câmera, microfone, alto-falantes estéreo, faixa sensora e caneta stylus.
Outros controles: Até quatro controles Wii Remote (ou Wii Remote Plus) podem ser conectados ao mesmo tempo. O novo console é compatível com todos os controles e dispositivos de comando Wii, incluindo os controles Nunchuk, Classic Controller e Classic Controller Pro, além da Wii Balance Board.
Mídia: Uma baia de mídia individual com alimentação automática reproduzirá os discos ópticos proprietários de 12 centímetros e alta densidade produzidos para o novo console, assim como os discos ópticos de 12 centímetros para o Wii.
Saída de vídeo: Suporta 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i. Os cabos compatíveis incluem HDMI, componente, S-video e composto.
Saída de áudio: Conector AV Multi Out (saída múltipla de áudio e vídeo). Saída linear PCM de seis canais por HDMI.
Armazenamento: O console terá memória flash interna, bem como a opção de expandi-la usando um cartão de memória SD ou uma unidade de disco rígido externa USB.
CPU: Microprocessador multinúcleo baseado em IBM Power.
Outros: Quatro slots para conectores USB 2.0. O novo console é retrocompatível com jogos e acessórios para Wii.
By: GameWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente AQUI !!